Meu Filho Não Come Direito!

Para que possamos entender melhor esse período que se inicia após primeiro ano de vida, utilizo um exemplo didático: Os primeiros 12 meses de vida se caracterizam por ser um período muito dinâmico – a criança ganha cerca de 6 a 7 kg, triplicando seu peso e cresce aproximadamente 25 cm. Em nenhum momento de nossas vidas crescemos com uma velocidade igual a dos primeiros 12 meses.

Porém, passado essa fase, podem começar alguns probleminhas na hora das refeições, sejam pela quantidade exagerada ou pela falta de apetite ou vontade de comer.

Veja um depoimento que vi outro dia:

“Isso já está com algum tempo, e não é a primeira vez, ela fica meses desse jeito, muitos falam que são os dentes, ou é gripe coisas assim, mas fato é que ela não come, já tentei coisas coloridas, colocar na maozinha dela, enriquecer a comida ou mingal com sustagem, farinha lactea, mucilon, e outras coisas, mas nada, nada adianta, ela simplesmente não quer comer.”

Isso é desesperador para uma mãe ou pai.

Sei que em muitas famílias esse problema é real e acaba afastando pais e filhos e tornando a hora de comer, que era para ser um momento de satisfação, harmonia e boa convivência, em um total pesadelo.

Comigo que mais pega” é quando atinjo ápice do cansaço e perco a paciência (tipo aumentar tom de voz).

Se seu filho não almoça muito bem um dia, no lugar de lhe oferecer uma vitamina de frutas ou copo de leite logo após não almoço (que seria apenas uma substituição) espere a hora do lanche da tarde, quiçá antecipe um pouco horário e ofereça uma refeição mais caprichada que a de costume, de forma que compense os nutrientes que seu filho pode ter deixado de consumir esse dia no almoço.

Alguns cuidados, incluem custos associados a terapias familiares ou individuais necessárias em função do aumento do estresse familiar ou de qualquer das psicopatologias que têm sido documentadas em famílias de crianças com problemas alimentares.

Para melhorar o relacionamento da criança com a hora das refeições, sugiro a leitura deste artigo que pode ser de grande ajuda: Birra para comer.

Até…

 

Anúncios